RELEASE

Boitempo e Sesc São Paulo promovem ampla reflexão sobre a democracia

Seminário Internacional Democracia em colapso?, que acontece em outubro no Sesc Pinheiros, recupera origens e perspectivas do conceito e conta com convidadas internacionais como Angela Davis, Silvia Federici, Patricia Hill Collins e Michael Löwy

O Sesc São Paulo e a Boitempo realizam em parceria, entre os dias 15 e 19 de outubro, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo, o seminário internacional “Democracia em colapso?”. Com a presença de cerca de 50 convidados nacionais e internacionais, o evento promoverá um amplo debate sobre as origens e as diferentes perspectivas históricas, políticas e sociais que perpassam o conceito de democracia. A programação conta com um curso, debates, conferências e com o lançamento de 12 livros, além da edição número 33 da revista Margem Esquerda, publicação semestral da Boitempo.

No momento em que a polarização política dita boa parte dos debates na sociedade brasileira, o seminário convida alguns dos mais importantes autores e pesquisadores da contemporaneidade para analisar o conceito de democracia e suas intersecções com debates sobre classe, gênero, raça, religião e sexualidade de modo a fomentar a reflexão e o restabelecimento do diálogo democrático.

A fim de melhor balizar tais reflexões, a programação traz como um de seus destaques o curso “A Democracia Pode Ser Assim: História, Formas e Possibilidades”. Em quatro aulas, entre os dias 15 e 18, Marilena Chaui, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel abordarão de forma didática a história, as manifestações e as relações desse conceito com o de revolução e com as formas de organização política.

Durante as tardes e noites, debatedores, conferencistas e mediadores participarão de um ciclo composto por 12 debates pensados a fim de responder à questão: Democracia para que(m)?. A pergunta surge da necessidade de reverberação dos diversos significados do termo atribuídos por pessoas de gêneros, etnias e classes sociais distintas, na universidade e nas periferias, no Sul e no Norte globais. Cada conferência contará com um ou mais palestrantes e um mediador, responsável pela interlocução e participação do público.

Questões de gênero e raça ganham destaque especial graças à presença de algumas das principais autoras do feminismo negro no mundo, como Angela Davis, que acaba de publicar Uma autobiografia, e Patricia Hill Collins, que lança no Brasil Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Às suas contribuições, soma-se a da filósofa e ativista feminista Silvia Federici, que lança Mulheres e caça às bruxas, obras editadas pela Boitempo.

Ao abordar questões conectadas a alguns dos acontecimentos mais marcantes e debatidos da conjuntura atual, o seminário internacional se propõe a não apenas ir além da discussão acadêmica, como, a partir dela, fornecer ferramentas e chaves de interpretação para os fenômenos que marcam hoje profundamente a realidade brasileira.

As mudanças no mundo do trabalho e sua relação com a democracia, a relação da sociedade com o período de exceção, o papel da educação e as relações entre família e conservadorismo serão alguns dos temas abordados, a fim de desnudar a organização social brasileira de nossos dias. Em uma programação de temática atual, acontecimentos recentes do país também serão debatidos, como a judicialização da política e a politização do judiciário, o papel do jornalismo na defesa da democracia e a relação entre economia, Estado e mercado.

O projeto dá continuidade à realização de seminários bienais, frutos de parcerias entre a editora e o Sesc São Paulo, que acontecem desde 2011, sempre trazendo renomados intelectuais e as mais recentes reflexões dos campos das teorias sociais e da filosofia.

A programação completa do seminário, bem como as informações referentes às inscrições, podem ser acessadas neste site e nas redes sociais da Boitempo.


REALIZAÇÃO

Sesc São Paulo e Boitempo

APOIO

Fundação Rosa Luxemburgo, Fundação Maurício Grabois e Clacso

PROMOÇÃO

Folha de S.Paulo, Marie Claire Brasil e Rede Brasil Atual


Inscreva-se no canal da Boitempo no YouTube para receber os vídeos em primeira mão!

Se interessou?

Inscreva-se na Newsletter da Boitempo para ficar por dentro de todas as novidades!