A DEMOCRACIA ESTÁ EM COLAPSO? | por Jones Manoel

Jones Manoel é um dos convidados do seminário internacional “Democracia em colapso?”. Neste vídeo para a TV Boitempo ele reflete sobre a pergunta de que viveríamos um colapso da democracia no Brasil e no mundo, e o que de fato significa falar em “democracia” hoje.

Sobre as inscrições

Foi tão grande o interesse e a mobilização do público em torno do Seminário Internacional “Democracia em Colapso?”, promovido pela Boitempo em parceria com o Sesc São Paulo, que as inscrições para o curso “A democracia pode ser assim: história, formas e possibilidades” e para o ciclo de debates se esgotaram rapidamente após a abertura das vendas, às 14 horas desta quarta-feira (25).

Ressaltamos que ainda será possível a aquisição de ingressos para dias avulsos para o ciclo de debates no dia 9/10, a partir das 12h, no portal Sesc São Paulo (clique aqui para mais informações).  E lembramos que todas as atividades serão gravadas e posteriormente publicadas na TV Boitempo, canal da editora no YouTube.

Consideramos salutar o grande número de pessoas do Brasil e até de outros países interessadas em debater o cenário atual regressivo, as origens e as diferentes perspectivas históricas, políticas e sociais que perpassam o conceito de democracia. Acreditamos no restabelecimento do diálogo e na propagação de vozes e ideias como fórmula de entendimento e atuação no mundo em que vivemos.

Com presenças confirmadas de nomes como Angela Davis, Michael Löwy, Patricia Hill Collins, Silvia Federici, Marilena Chaui e Vladimir Safatle, num total de 50 convidados, esta quinta edição da parceria de eventos bienais entre a Boitempo e o Sesc São Paulo acontece entre os dias 15 e 19 de outubro, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Tendo em vista o grande interesse pelos convidados internacionais do evento, foram programadas atividades abertas e gratuitas com todos eles:

Silvia Federici se apresentou na quarta (25/09), no Auditório Milton Santos (FFLCH/USP)

Angela Davis apresentará conferência na área externa do Auditório do Ibirapuera na segunda-feira 21/10, a partir das 19h.

Patricia Hill Collins se apresentará na USP no dia 29/10, às 17h no Auditório Nicolau Sevcenko (FFLCH/USP).

Michael Löwy apresentará uma disciplina na Unicamp ao longo do mês de outubro, além de participar de outros debates (informações em breve).

Os quatro convidados internacionais também viajarão a outras cidades e todos esses detalhes serão comunicados em nossas redes sociais e boletim de notícias.

Patricia Hill Collins, Silvia Federici, Michael Löwy e Angela Davis no Brasil

Após anunciar a vinda de Angela Davis ao Brasil, a Boitempo e o Sesc São Paulo confirmam a participação da socióloga norte- americana Patricia Hill Collins (autora de Pensamento feminista negro), da filósofa ítalo- americana Silvia Federici (autora de Mulheres e caça às bruxas) e do filósofo franco-brasileiro Michael Löwy (autor de A estrela da manhã) como alguns dos principais conferencistas internacionais do Seminário “Democracia em Colapso?”, que acontece de 15 a 19 de outubro no Sesc Pinheiros.

Esta será a quinta edição da parceria que, a cada dois anos, desde 2011, promove encontros entre renomados intelectuais do Brasil e do mundo.

No total, serão cerca de 50 pesquisadores e pensadores que, ao longo da programação, participarão de um curso de 4 aulas e de um ciclo de 12 debates e palestras.

As inscrições serão abertas a partir do dia 25 de setembro pelo site do Sesc São Paulo. Mais informações e programação aqui e nas redes da Boitempo.

Angela Davis no Brasil em outubro!

Deu na Folha e no Estadão. Ícone do feminismo negro, a filósofa e ativista Angela Davis virá, em outubro, a São Paulo e ao Rio de Janeiro, para promover o lançamento da edição brasileira de sua autobiografia (Boitempo, 2019). Confirmando rumores que circulam no meio editorial nos últimos meses, a Boitempo, editora de Davis no país, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, confirma a presença da escritora norte-americana na conferência “A liberdade é uma luta constante”, que encerrará o Seminário Internacional “Democracia em Colapso?”, promovido pela editora e pelo Sesc São Paulo, entre os dias 15 e 19 de outubro no Sesc Pinheiros. A mediação será da jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-executiva de Marie Claire Brasil.

As inscrições serão abertas a partir do dia 25 de setembro pelo site do Sesc São Paulo. Mais informações e programação aqui e nas redes da Boitempo.

Clique aqui e saiba mais no Blog da Boitempo