CURSO

A democracia pode ser assim: história, formas e possibilidades

Em quatro aulas, Marilena Chaui, Antonio Carlos Mazzeo, Virgínia Fontes e Luis Felipe Miguel abordam de forma didática os sentidos do conceito de democracia a partir de diferentes perspectivas. Indo além, ao relacioná-lo com questões históricas, sociais e com formas de organização política, este curso visa apresentar um arcabouço introdutório que permitirá balizar as reflexões e discussões da programação de debates do seminário “Democracia em colapso?” e oferecer ferramentas de interpretação e intervenção social.


Apostila

Disponibilizamos online, gratuitamente, o material didático produzido especialmente para o curso. Além dos resumos de aula de cada um dos professores, a apostila traz ainda textos de apoio de Raymond Williams, István Mészáros, Vladímir Lênin, Wolfgang Streeck, Christian Laval e Pierre Dardot. O livreto de cem páginas pode ser lido aqui no site ou baixado em formado PDF no botão abaixo.


PROGRAMAÇÃO

Mediação de Paula Almeida e Daniela Mussi

15/OUT | TERÇA

12h – 14 | Aula 1 | História da democracia
Com Marilena Chaui

A filósofa Marilena Chaui explicita como o nascimento da política na Grécia dá origem à democracia, conceito que desaparece no decorrer da história ocidental até ressurgir como democracia liberal (no século XIX) e como democracia social (no século XX). Neste amplo panorama da democracia ao longo da história mundial, serão ainda abordadas as diferenças entre essas duas formas democráticas e sua destruição pelo neoliberalismo.

16/OUT | QUARTA

10h – 12h | Aula 2 | História da democracia na América Latina
Com Antonio Carlos Mazzeo

Na segunda aula do curso, Antonio Carlos Mazzeo aborda a história da democracia sob o contexto latinoamericano. O encontro pretende elaborar um abrangente balanço das experiências políticas na região. Mazzeo é autor de Os portões do Éden: igualitarismo, política e Estado nas origens do pensamento moderno (Boitempo, 2019).

17/OUT | QUINTA

10h – 12h | Aula 3 | Democracia e revolução
Com Virgínia Fontes

Nesta aula, a historiadora Virgínia Fontes parte da contextualização das definições de democracia a fim de apreendê-la como processo de reivindicações e de lutas sociais para assegurar igualdade e liberdade. A exposição passa ainda pela conquista da emancipação política e pela crescente contenção do teor democrático nos países capitalistas. Assim, expõe as múltiplas faces e escalas das revoluções (política, econômica, social, cultural).

18/OUT | SEXTA

10h – 12h | Aula 4 | Formas de organização política: partidos, sindicatos, movimentos sociais
Com Luis Felipe Miguel

Na aula de encerramento do curso, o cientista social Luis Felipe Miguel discute as múltiplas formas de organização política e seu papel na construção dos sentidos atuais de democracia. Além disso, explora a maneira como partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais organizados se posicionam entre si e perante as instituições em processos movidos por contradições.